Carta Celeste

Não julgueis que estou louco. A loucura é um estado de Consciência em que a Mente se coloca. Se esta se sai bem, sobe mais um ponto e a loucura passa a ser realidade. Em caso contrário, a Mente fica no mesmo lugar e o homem ri, de si mesmo, rindo dos demais. - JHS

Artigo de Cor:  Vermelho Vermelho
Tópico: Um mundo em transformação - Subtópico: Construindo a democracia brasileira

O Brasil tem medo da liberdade.

Publicado em 07/10/2012 16:33 e Atualizado em: 07/10/2012 16:35

No Brasil temos medo da liberdade até quando queremos ser democráticos.

Vivemos esta "esquisita" contradição entre democracia (que se baseia na liberdade) e o voto obrigatório, que é parente próximo do nosso tão conhecido "voto de cabresto".

Trazer o povo sob o cabresto para votar representa mais que uma das vergonhas nacionais, mostra com todas as evidências o quanto a escravidão é, de fato, a marca registrada de nosso caráter nacional, e como vem dela este medo crônico da liberdade.

Para nós, filhos todos da cruza de escravos e seus senhores, a liberdade nos parece como se de um eterno problema se tratasse, perigo constante espreitando nas sombras subversivas das mentes diabólicas, algo que, se não nos precavermos com cuidado, a qualquer momento, poderá tomar a todos de assalto, num generalizado motim de arruaceiros.

E decorre deste medo da liberdade a completa ausência de sentido, para nós, da palavra "autoridade".

Como autoridade é algo que se legitima naturalmente pelo respeito e pela admiração, e não se impõe pela coerção e pelo medo, parente próxima da confiança e inimiga da força bruta, distantes ainda estamos, e muito, de entendermos os objetivos do Estado - ou mesmo do Direito - e as razões pelas quais eles devem existir.

E muito mais longe estamos ainda dos brilhos espirituais que muitos profetas procuraram demonstrar sermos herdeiros (já desde os lusitanos do Quinto Império) e temos de humildemente caminhar muito, pelos caminhos das pedras, para começar a aprender o básico do básico de qualquer vida que possa se dizer digna de espiritualidade.

Teremos de aprender - e isto somente a história, nem mesmo a escola, ensina - o valor de vivermos juntos, de sermos todos brasileiros, que o nosso lugar será sempre somente e exatamente o que fizermos dele, que temos que conspirar continuamente pela cooperação de todos com todos, e que nisto é que de fato encontraremos os caminhos da liberdade.

Menos que votar nulo, em branco ou dar de ombros à política, precisamos mais de amor e calor em nossa vida coletiva, esmero e capricho na cidadania nossa de todos os dias, e cuidado apaixonado no trabalho diário de tornar nosso país o lugar que ele, dizem os Deuses, merece e está destinado a ser.

Mas precisamos fazer isto livremente.

Imprimir Enviar por E-mail


Deixe seu Comentário


147378


Comentários

Nome: Wagner

Comentado em: 12/04/2014 10:59

Realmente estamos longe do básico do básico. Por vezes até tenho a sensação que caminhamos pelas pedras e ainda para o lado oposto do aprendizado!

 

Seja livre: use Linux! E não deixe de instalar o navegador FIREFOX, um excelente meio de se ter uma nova experiência em suas "viagens web"!!!

Este site é melhor visualizado com resolução: 1024 x 768px ou superior e para perfeita exibição visual em: 1280 x 1024px. Experimente um atalho: ctrl++ para dar um zoom no site todo ou um ctrl +- para o inverso.