Carta Celeste

A melhor maneira de se comportar na vida é não se preocupar nem com o bem nem com o mal, mas com o DEVER, pois aquele, que neste permanece, não tem tempo para ambas as coisas. - Henrique José de Souza

Artigo de Cor:  Azul e Vermelho Azul e Vermelho
Tópico: Sala de Estar - Subtópico: Conversando com você

Luzes de José Damasceno Sobral

Publicado em 04/10/2011 23:41 e Atualizado em: 06/10/2011 9:13

José Damasceno Sobral é uma daquelas pessoas que nos mostram o quanto os planos e mundos mais sutis, profundos, da Terra e do além-Terra estão hoje tão intensamente envolvidos conosco na face mais densa desse querido globo azul em que vivemos.

 

Foi um achado saber de sua trajetória, de seus escritos, de sua dedicação à Doutrina Espírita, sua busca por unificar os esforços de tantos que naquele movimento trabalham para que haja luz entre todos nós, muitas vezes enfrentando o preconceito das pessoas que se permitem corporificar os aspectos mais conservadores da alma-mundi, e toda a densidade de nossa cultura ocidental já bastante gasta, nas palavras de Sobral, imersa na "perplexidade da matéria".

 

O momento atual por que passa a Terra é obviamente crucial e já vem sendo previsto e preparado desde muitos milênios pela Grande Fraternidade. É a hora clímax do nascimento da hierarquia terrena, que será, já se disse, semelhante ao azul da Terra e ao dourado do Sol, pérolas que brilham para todo o Universo.

 

Acredito que não se trata de nenhuma metáfora dizer sermos nós os gametas deste planeta vivo e deste sistema solar vivo que se encontra inteiro, em embrião, no humano.

 

Talvez o sistema solar em nós partirá no futuro para semear por outros tantos lugares do cosmos esta vida azul-dourada que hoje dolorosamente nasce, assim como fizeram nossos pais celestes quando um dia chegaram aqui e até hoje estão presentes cuidando destas sementes de vida, partejando agora nossa Mãe Terra que dá inúmeros sinais de um parto próximo.

 

Momento e nascimento este que vem sendo preparado há milênios, inclusive no que JHS tanto dizia de a luz do oriente ser transplantada ao ocidente, e isto através de três grandes movimentos ou momentos necessários: o espiritismo, a teosofia e a eubiose.

 

Com o espiritismo não só pudemos ver a realidade dos outros mundos além da matéria física, realidade próxima e presente, mas principalmente passamos a ver que o que realmente vale é o "espírito da coisa": bondade, o ajudar desinteressado, a abnegação simples, a amorosa e constante auto-entrega a Deus, a honestidade com a verdade e a humildade perante o trabalho.

 

A Teosofia não só nos trouxe a doutrina dos mestres e a voz altiva de uma nova inteligência, mas principalmente a conexão hoje tão cotidiana com todo o mundo do oriente e sua sabedoria milenar.

 

E a Eubiose não só é o fruto ocidental daquela rama que agora se transplantava, ela mesma, do oriente ao ocidente, ressurreição aqui das luzes agarthinas que inspiraram desde sempre, lá do oriente, a humanidade inteira (quer ela soubesse disso ou não), mas principalmente é já o momento em que todos nós (saibamos disso ou não) nos fazemos um com a natureza da Mãe Terra, com o espírito do Pai Celeste, e nisso nos tornamos verdadeiramente homens e mulheres de um novo mundo, um mundo maduro e realizado, cujas flores e frutos se irradiarão, de agora para frente, ao universo inteiro.

 

Por tudo isso e por tudo o que vem - e o "melhor" ainda está por vir - é que tantas e tantas almas de luz dos nossos pais e mães cósmicos, se dispuseram a nascer no nosso meio nestes últimos séculos. Dispuseram-se a viver uma vida completamente humana, passar inclusive pelo "esquecimento" de sua própria origem por um certo tempo, até que se assumissem perante si mesmos e - humildemente – iniciassem seu trabalho perante os demais, fazendo assim fluir os mananciais de luz e amor de que tanto precisamos neste plano denso.

 

É com muita alegria que pude conhecer algumas destas pessoas, a ponto de poder perceber aquele toque inefável que as torna tão especiais e ao mesmo tempo tão semelhantes entre si, e que me deram a chance de reconhecer nestes exemplos a inspiração para meu próprio caminhar.

 

E é com mais alegria ainda e agora, imensa gratidão à Lei, que pude perceber neste querido mineiro já desencarnado, o Sobral, mais um daqueles homens de luz que vieram para nos auxiliar em nossa caminhada.

 

Nem todos os teósofos reconhecem a Obra de JHS, nem todos os eubiótas reconhecem os esforços dos teósofos e nem todos os teósofos e eubiótas reconhecem os grandes valores dos nossos irmãos espíritas. Infelizmente este não reconhecimento mútuo é mais comum do que deveria ser, porque todos estes movimentos representam enormes esforços da Agartha pela humanidade, em suas irradiações mais atuais antes de Maitreya, um momento verdadeiramente dramático, que pega a humanidade em incrível obscuridade, extremamente necessitada de toda a ajuda que possa lhe chegar.

 

Críticas sempre existirão e serão necessárias, mas só quando ocorrem pelo e com o amor e nasçam da vontade sincera de que todos tenhamos sucesso em nossas missões neste mundo, não importando de onde viemos e para onde iremos, nem as “camisas” que alguns vistam. Que possamos todos trabalhar carinhosamente juntos, com o afinco que a Terra e a humanidade precisam, para que a vitória seja delas e não a de um ou outro grupo.

 

Para isto que estamos aqui, para trabalharmos juntos, todos juntos, carinhosamente juntos. Digo pela própria experiência que sempre saímos enriquecidos quando abrimos mentes e corações à linguagem e à noção de verdade "dos outros". Logo vemos que estas verdades são também as nossas, que todos são frutos de uma mesma fonte, que tudo é muito mais semelhante do que as aparentes diferenças e que a nossa origem, de todos nós que nos importamos com o espírito e com a natureza, é uma só e única.

 

Espero que mais que informações biográficas sobre o Sobral, que todos podem encontrar pela internet, eu tenha aqui mostrado algo do espírito que sempre o motivou pela vida. Ele que foi um espírita, e portanto, como já disse, um daqueles que nos mostram de forma direta e imediata o “espírito da coisa”, desta coisa pela qual todos trabalhamos, chamada Amor.

 

Termino com suas palavras além-túmulo, e desejando que elas tragam inspiração a todos, assim como a mim trouxeram:

 

"Amigos, certo é que o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo é roteiro seguro em nossas vidas.

 

Com o decesso do corpo físico, as ilusões, que porventura o ser tenha vivenciado em sua jornada humana, encontram as claridades da ressurreição espiritual.

 

Consoante os desideratos apresentados pelas leis da vida e a todos nós trazidos pelas bênçãos do Espiritismo, conseguimos, na hora do adeus, no limiar do sepulcro, estender as mãos e deixar as lágrimas da gratidão rolarem em profusão pelo rosto. Envio um olhar de carinho e de muito afeto à esposa Elisa, como aos inúmeros amigos que, na esteira da vida física, permitiu o Senhor, em sua misericórdia, chegarem ao círculo de trabalho. Agora, olho para esses outros, que me antecederam na grande passagem e que estendem seus braços acolhedores: Tiana, Leão, José Mário, Virgílio, Oswaldo, Nelson, meus adorados pais e outros afetos. Ocorreu-me um torpor pelo corpo e um leve choque na cabeça, como se fosse uma semi-inconsciência, mas sem perder aquela visão de amor, que me levava às alegrias do acesso à Pátria Espiritual.

 

Vários pormenores desse momento, deveras importante, são quase impossíveis de relatar nestas poucas linhas. Ouvi de Leão, sua voz amiga e firme:

 

– Sobral, companheiro, em nome do Cristo Senhor, seja bem-vindo à nova vida. Esteja tranquilo, tranquilo!...

 

Sei que leve sono de criança invadiu-me naquele instante. Sentia-me leve, liberto da situação de então. Lembrei-me de uma das belíssimas passagens e mensagens escritas por Emmanuel, em que ele nos ensina a "pregarmos o Evangelho para nossos órgãos". Sim, as luzes do Evangelho nos conduzem à cura real, à cura de nosso Espírito na prática viva do bem.

 

Sigamos todos na bondade do Senhor e, aqui, estamos em alegria e amizade, deixando à Elisa, esposa de sempre, o beijo e a gratidão mais profunda.

 

O até breve, rogando paz a todos!

 

Sobral."

 

A ti, Sobral, nossa sincera gratidão, por tudo o que fez neste plano físico e por tudo o que tem feito por nós no plano superior em que você se encontra agora.

 

Visitem o site da União Espírita Mineira: http://www.uemmg.org.br/

Neste blog você encontra outros poemas de Sobral.

E aqui você pode fazer download de dois livros de comentários acerca do Evangelho:

Evangelho à Luz da Doutrina Espírita - vol. 01; vol. 02.

 

Imprimir Enviar por E-mail


Deixe seu Comentário


105410


Comentários

Nome: Armando Beneficio

Comentado em: 23/12/2011 11:28

TECNOLOGIA PSICOLOGICA QUE GERA IMPULSOS MAGNETICOS QUE TRAZ ALEGRIA, SAÚDE E ABUNDÂNCIA. Dividindo Alegria Multiplicamos o Bem-Estar. Todas as coisas que você ama querem você! O dinheiro volumoso quer você. A saúde quer você. A felicidade quer você. O contentamento quer você. ALINHE-SE magneticamente com a riqueza, saúde, felicidade e contentamento, visualizando que todas as pessoas que recorda e avista parabeniza você pela fortuna, sanidade, bem-estar e alegria, daí você começa a atrair todas essas maravilhas focadas para suas experiências. QUANTO MAIS CONGRUENTE ALINHAMENTO MENTAL VALIOSO MAIS ATRAÇÃO PRECIOSA. VIBRAÇÕES DE FALTA E PRESENÇA – AMBAS TEM CONTEÚDO MAGNÉTICO IRRESISTÍVEL. Somente podemos atrair a presença vibrátil da PLENA alegria, saúde e abundância, quando estamos predominantemente cientes ou alinhados com o agradável contentamento, sanidade e abastança, incluindo confortáveis vibrações exultantes, salutares e abastadas, em todo cenário mental pretérito e atual. Todos os rios vão para o oceano. Daí, vem o refrão: Quem tem dinheiro (fisicamente e alinhado mentalmente) ganha e atrai mais dinheiro. Nesse foco magnético de atuação estão todos os bancos e ricaços do mundo. Assim também, toda preciosa vibração de alegria, saúde e abundância, vai para aqueles tem magnético alinhamento mental com o bom-humor, harmonia orgânica e prosperidade. E é a Lei da Atração unindo os similares. O foco na falta atrai ausência e o poderoso foco magnético na presença vibrátil agradável atrai a manifestação confortável. Em razão disso, estabilizamos nosso Bem-Estar fazendo inclusões vibráteis de alegria, saúde e abundância, em todo cenário da nossa memória e atualidade onde estava faltando o agradável contentamento, sanidade e abastança. Assim, tornamos sempre presente a irresistível atração de tudo que tem conteúdo jubiloso, sadio e afortunado. armandobeneficio.blogspot.com (Acesse esse BLOG E MAXIMIZE o SEU MARAVILHOSO BEM-ESTAR, COM CORES TÉCNICAS PARA CONVOCAR A SUA PODEROSA ATENÇÃO SEMPRE MAGNÉTICA)

 

Seja livre: use Linux! E não deixe de instalar o navegador FIREFOX, um excelente meio de se ter uma nova experiência em suas "viagens web"!!!

Este site é melhor visualizado com resolução: 1024 x 768px ou superior e para perfeita exibição visual em: 1280 x 1024px. Experimente um atalho: ctrl++ para dar um zoom no site todo ou um ctrl +- para o inverso.