Carta Celeste

Nos números, nos sons e nas cores estão contidos todos os mistérios da manifestação. - Henrique José de Souza

Artigo de Cor:  Vermelho Vermelho
Tópico: Sala de Estar - Subtópico: Conversando com você

O corpo docente

Publicado em 20/09/2011 11:38 e Atualizado em: 20/09/2011 11:41

Não existem mestres ou gurus na Eubiose.

Todos somos mestres e discípulos ao mesmo tempo. O que se diz aqui é no sentido “absolutista” de mestre. Mesmo o fundador, quando insistiam em lhe dar um título, preferia o de Professor.

Existem instrutores ou orientadores. Estes expõem a matéria e orientam os estudos, abstendo-se de argumentar sobre as crenças que o discípulo traz de fora, pois nessa fase isso só contribuiria para aumentar a confusão corrente nessa matéria ou poderia acontecer de tão somente imporem as suas próprias convicções, que não é o objetivo do processo alquímico de transmutação da consciência almejado pela Eubiose.

As discussões virão mais tarde, depois de concluídos os níveis iniciáticos, quando o postulante já tem os conceitos bem estabelecidos e se acha livre de todos os dogmas, e sobretudo, de preconceitos. Essas tertúlias são um dos grandes prazeres do eubiota, quando não está se dedicando ao estudo e ao trabalho pelo próximo.

Ainda que alguns discípulos tenham a tendência a venerar seu instrutor, e muitos merecem de fato a homenagem por sua dedicação à causa da evolução alheia, prevalece sempre a máxima do Professor Henrique José de Souza:
 
“O mestre aponta o caminho; o discípulo o segue sozinho até encontrar novamente o mestre, mas desta vez dentro de si mesmo.”

Tertúlias: 1.Reunião de parentes e amigos. 2. Assembleia literária. (Minidicionário Aurélio da Língua Portuguesa, século XXI).
Texto retirado da revista Dhâranâ de Fev/1999, Número 233, Ano 75.


Isabela Ferreira

Imprimir Enviar por E-mail


Deixe seu Comentário


198897


Comentários

Nome: Gábner

Comentado em: 02/10/2011 23:49

Muito bom, nos respeitemos mútua-mente.

 

Nome: nami oliveira gonçalves

Comentado em: 01/07/2013 22:00

adorei esta frase e p0ura e real bijam.

 

Seja livre: use Linux! E não deixe de instalar o navegador FIREFOX, um excelente meio de se ter uma nova experiência em suas "viagens web"!!!

Este site é melhor visualizado com resolução: 1024 x 768px ou superior e para perfeita exibição visual em: 1280 x 1024px. Experimente um atalho: ctrl++ para dar um zoom no site todo ou um ctrl +- para o inverso.