Carta Celeste

Um livro tanto pode ser um poderoso auxiliar como um formidável destruidor de tua mente: tem cuidado na sua escolha. - Henrique José de Souza

Artigo de Cor:  Vermelho Vermelho
Tópico: Sala de Estar - Subtópico: Conversando com você

"A Terra é um ser vivo do qual somos o sistema nervoso"

Publicado em 04/09/2011 10:38 e Atualizado em: 04/09/2011 11:02

Ver a Terra como ser vivo é um dos fundamentos mais importantes do pensamento de JHS, chave de compreensão de praticamente tudo o que ele diz.

 

Por isso é muito natural que a hipótese Gaia, de James Lovelock, esteja frequentemente presente no Carta Celeste. Ele percebeu que a Terra se comporta exatamente como qualquer organismo vivo, mantendo a estabilidade necessária à vida mesmo frente a enormes mudanças tanto no meio cósmico, como o aquecimento do sol, ou em si mesma, como na chamada crise de oxigênio.

 

"Mas, assim sendo, o planeta vivo é apenas uma metáfora? 'Claro, ele não é vivo como nós ou uma bactéria, e, nesse sentido, é mesmo uma metáfora', admite Lovelock. 'Mas acho que a definição de vida dada pelos biólogos é demasiado restritiva. Afinal, falta a Gaia apenas a reprodução!'"

 

Será? Para Lovelock, a humanidade está muito distante de ser uma colônia de bactérias ou uma infecção de vírus, como alguns pessimistas de baixa-estima gostam de acreditar. E é claro que a rede humana que se forma é em muito similar a uma rede de neurônios, um dos três sistemas da cognição. Mas nós somos os únicos que podemos (ou poderemos) viajar pelo espaço, ou seja, sair do organismo que nos originou sem perder nossas capacidades biológicas, tal como acontece unicamente com células reprodutoras.

 

É interessante perceber que só na maturidade os organismos adquirem a capacidade de reprodução. Para isto há uma imensa transformação de sua estrutura e praticamente todos os seus recursos biológicos são investidos neste processo, que acaba sendo o sentido de toda a sua história.

 

Alguma semelhança visível?

 

Gostaria de agradecer muito ao Mauro pelo link que certamente será útil a todos e fonte de ótimas reflexões.

 

Veja aqui a reportagem completa: "A Terra é um ser vivo do qual somos o sistema nervoso"

Imprimir Enviar por E-mail


Deixe seu Comentário


126891


Comentários

Nome: Mauro de Campos Roriz.

Comentado em: 05/09/2011 10:19

Olá, Amigo e Irmão Alexandre, da Família Espiritual Maitréia, fico feliz em colaborar com o nosso Extraordinário Site Carta Celeste Democracia Espiritual. Esta reportagem, James Lovelock, "A Terra é um Ser Vivo", veio à minha mão como uma missão e sem demora, fiz a transcrição da mesma para o meu gmail, nos meus arquivos e enviei para Você. Lí, após fazer a transcrição e estou estudando a reportagem no momento e farei meu comentário, abrindo um fórum de discussões do pensamento de Lovelock que muito se aproxima de JHS, um passo ainda maior para compreender as suas Cartas Revelação, atingindo assim o Grau de Adeptado, que o nosso Mestre JHS muito se orgulharia e agora a Essência avatarizada no Buda Celeste, Maitréia Buda, atual Avatara do Ciclo de Aquário, certamente está feliz com mais esta colaboração. Bijam! Cumpra-se!

Reposta

Nós todos leitores e colaboradores deste site que lhe agradecemos, Mauro. O Carta Celeste é feito desta forma: coração e colaboração. Forte e fraternal abraço.

 

Seja livre: use Linux! E não deixe de instalar o navegador FIREFOX, um excelente meio de se ter uma nova experiência em suas "viagens web"!!!

Este site é melhor visualizado com resolução: 1024 x 768px ou superior e para perfeita exibição visual em: 1280 x 1024px. Experimente um atalho: ctrl++ para dar um zoom no site todo ou um ctrl +- para o inverso.