Carta Celeste

A humanidade é infeliz por ter feito do trabalho um sacrifício e do amor um pecado. - Henrique José de Souza

Artigo de Cor:  Azul Azul
Tópico: Lado B - Subtópico: Desenvolvendo Eubiose

As Três Eubioses

Publicado em 09/07/2009 17:31 e Atualizado em: 09/07/2009 17:31

Da eubiose “original”, tal como foi visualizada por Henrique José de Souza, podem ser derivadas três concepções diferentes:

Eubiose instituição:

- Baseada na fé:
“A partir da pretensão de mostrá-lo (conhecimento baseado na fé) confundimos a fé com a ciência e, ante o temor que isto nos provoca e a impotência de não poder mostrá-lo, experimentamos a consciência do outro como um ataque à nossa consciência. Aturdidos pelo temor, queremos impor ao tu o que conhecemos somente em nosso eu, e quando não o admite queremos suprimi-lo.”
- A esta forma de pensar objetarão: “não existem 'três eubioses', mas apenas UMA que é a de Henrique José de Souza.
- Tende a ver as cartas de JHS com preciosismo, “joias preciosas”, que devem ser protegidas contra os profanos.
- A “Voz de Deus” é absoluta.
- É a visão de Henrique
- Vê a Obra como a mera concretização gradativa, no tempo, de algo absoluto, já pronto.
- Vê a “iniciação” como um processo direcionado a um ponto específico, em um modelo necessariamente vinculado à instituição “SBE”.
- Vê Deus como algo já pronto que “se manifesta”.

 

Imprimir Enviar por E-mail


Deixe seu Comentário


151957


Comentários

Nome: muito esclarecedor

Comentado em: 15/06/2012 18:32

Parabéns!

 

Nome: maria lima

Comentado em: 05/11/2013 13:25

estou muito interessada neste assunto,mas num tenho conseguido muito acesso a ele.

 

Nome: MARCO ANTONIO MAIA

Comentado em: 11/04/2014 23:36

Não gosto de caixas. Para mim, HPB errou ao fundar a Sociedade Teosófica. Assim como tenho sérias dúvidas quanto a Eubiose. Tenho plena convicção de que eles não estão certos em tudo. Não gosto de ritos, assim como não gosto de rótulos e entidades filo-religiosas. Quando assim se tornam, engessam. Isso só presta para limitar. Vejam a Eubiose e seus sofríveis (e ridículos) ritos e graus. Inteligíveis, mas "fora da necessidade e do tempo". Não conheço nada sobre Henrique José de Souza, mas tenho certeza de que esta divisão que ele fez pode ser contestadíssima. Essa história de Eubiose original não cai bem. Eu não chamaria Eubiose Intuição, mas Eubiose REVELAÇÃO. E por aí poderíamos divagar... Mas nada disso importa, não é mesmo? Cada um tem aquilo que precisa, no momento certo (em que alcança). E só paramos de evoluir (na carne) quando morremos. Então é obrigatório o refinamento constante de nossas percepções e entendimentos. Abraços!

 

Seja livre: use Linux! E não deixe de instalar o navegador FIREFOX, um excelente meio de se ter uma nova experiência em suas "viagens web"!!!

Este site é melhor visualizado com resolução: 1024 x 768px ou superior e para perfeita exibição visual em: 1280 x 1024px. Experimente um atalho: ctrl++ para dar um zoom no site todo ou um ctrl +- para o inverso.